Como criar link para o WhatsApp sem geradores de LINK

O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais populares no Brasil e no mundo. Na verdade, como apontam dados apresentados pelo Messenger People, o 56% da população brasileira utiliza o aplicativo de mensagens em seu dia a dia e a previsão para 2019 era de atingir pelo menos 77 milhões de usuários ativos.

Se você já usa o WhatsApp, sabe que é possível adicionar contatos ao compartilhá-los através de conversas e grupos ou diretamente através do número de telefone.

Porém, existe uma forma ainda mais fácil de disponibilizar seu próprio contato à amigos, clientes, ou mesmo nas redes sociais: através de um link do WhatsApp, capaz de direcionar pessoas diretamente à um chat com você.

Confira como é fácil criar link do WhatsApp em nosso guia rápido. Existem diferentes formas de gerar um link direto, nós apresentaremos todas neste conteúdo, assim como dicas sobre como aproveitar este recurso e cuidados a se tomar.

Como criar o link manualmente

Primeiramente, é possível gerar o link direto manualmente, através da alteração da URL utilizada para direcionar pessoas ao seu contato no aplicativo.

Copie o código para criação do link do WhatsApp:

  • https://api.whatsapp.com/send?phone=

Ao final do sinal de igual (=), você deverá adicionar seu próprio número de telefone utilizando o seguinte padrão:

  • DDI do Brasil “55” + o seu DDD sem o zero + seu número de telefone

Para exemplificar, o resultado final de um usuário do WhatsApp que possui um número de São Paulo seria o seguinte:

Exemplo de link do WhatsApp

ATENÇÃO: ao inserir seu número de telefone, confirme se sua conta do WhatsApp foi criada com o “9” à frente dos oito dígitos. Contas mais antigas do WhatsApp frequentemente não apresentam este “9”.

Como criar link do WhatsApp com mensagem pronta

Além da alternativa acima, é possível gerar o mesmo tipo de link incluindo também uma mensagem personalizada. Esta mensagem será enviada pela pessoa ao clicar no seu link.

Para fazer isso, você utilizará o mesmo padrão acima, mas incluirá os seguintes parâmetros na URL do seu link do WhatsApp:

  • &text=mensagem%20de%20exemplo

Confira no exemplo abaixo:

Exemplo de link do WhatsApp com mensagem

ATENÇÃO: Note que o código %20 está substituindo os espaçamentos. Isso porque não é possível escrever espaços em um link (URL). Então sempre que precisar utilizar um espaço, basta incluir o %20. Lembre-se também que não é possível escrever com acentuação sem a utilização de códigos na URL – portanto opte por deixar a mensagem sem acentos.

Segue o modelo inteiro para que possa copiar e editar como preferir:

  • https://api.whatsapp.com/send?phone=Telefone&text=Mensagem

Esta alternativa para criar link do WhatsApp é extremamente útil caso você queira identificar de onde o novo contato está vindo. Para exemplificar, você pode incluir mensagens pré-estabelecidas como: “Oi, vi seu anúncio na página do Facebook e estou interessado”.

1 Comentário


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Powered by WhatsApp Chat

× Cadastre-se agora!