Marketing Multinível é pirâmide financeira?

Muitas pessoas vem explicando muitas teorias que comprovam tantas próprias verdades sobre este assunto, então de uma vez por todas quero desmistificar este assunto através desta publicação.

Desde muitos anos atrás muitas empresas vem sido investigadas com esse mote de pirâmide financeira

A Lei 1.521/51 dispõe sobre crimes contra a economia popular. Em seu artigo 2ª, inciso IX, a norma prevê o chamado crime de “pirâmide” ou “esquema de pirâmide”, que consiste em tentar ou obter ganhos ilícitos, através de especulações ou meios fraudulentos, causando prejuízo a diversas pessoas.  A pena prevista é de 6 meses a 2 anos de detenção e multa.

O “esquema de pirâmide” ou “pirâmide financeira” é um modelo fraudulento de negócios, que não tem como dar certo. Necessita de captação constante de outras pessoas, que geralmente tem que pagar alguma coisa para entrar na base do negócio, sob a promessa de receber lucro ou vantagens exponenciais pela captação de novos integrantes. Assim, apenas o criador, e no máximo um pequeno grupo de envolvidos, acaba realmente enriquecendo.

Fonte: https://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/campanhas-e-produtos/direito-facil/edicao-semanal/piramide

Então como sabemos se um empresa é de pirâmide?

É muito simples, se uma empresa não consegue continuar existindo sem que pessoas coloquem dinheiro em espécie existe grande possibilidade de ser uma pirâmide financeira.

Agora se a empresa que você questiona tem produtos e pode se sustentar com a venda destes produtos e as pessoas entram comprando produtos para revender, esta empresa está descaracterizada de pirâmide financeira.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Powered by WhatsApp Chat

× Cadastre-se agora!